“Empreendedor deve se reinventar em momentos de crise” orienta especialista de mercado

0
2791

Atitude. Essa é uma das saídas para a crise, segundo José Carlos Poli, especialista em Marketing, Planejamento Estratégico e Qualidade Total, cuja palestra “Detonando a Crise”, na noite desta quarta-feira (26) durante a II Semana Empresarial de Palmas, Sul do Paraná, abordou uma série de temas e orientações para melhorar a rentabilidade e gerenciamento das empresas mesmo em momentos de complexidade econômica.

Para ele, o período de crise mostra seu lado positivo, pois leva o empreendedor a se reinventar, mesmo com medidas simples, mas que fazem a diferença. “Analisa o seu banco de dados de clientes, lembrar o dia de aniversário dos clientes, lembrar da venda adicional. Aquele tempo de ficar esperando o cliente aparecer, já passou”, aponta.

Orienta aos empresários a ouvir o cliente, seja através de conversas informais, pequenos questionamentos ou até mesmo da “esquecida Caixinha de Sugestões”, que poderão dar resultados significativos para o estabelecimento. “Fazer com que o cliente participe, para que ele veja com bons olhos e corrigir as falhas que serão apontadas”, destaca.

Durante a palestra, incentivou o uso das redes sociais na Internet, que, bom baixo custo, podem trazer excelentes resultados. “Gastando cerca de R$ 60,00 por semana você traz uma visitação de 5 mil pessoas em sua página no Facebook, acompanhando promoções, novidades, e temos que usar essa tecnologia a nosso favor e também em favor dos clientes.”

Aos empresários, o especialista dá como dica principal, a participação junto às Associações Comerciais, através de reuniões, palestras, cafés, para manter-se sempre atualizado e em contato com o maior número de pessoas – potenciais clientes e fornecedores. “Participe mais, que com certeza você terá retorno em pouco tempo”, finaliza.

Fonte: RBJ

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA