Educação Infantil receberá formação para atender crianças em situações emergenciais

0
945

Os profissionais que atuam na Educação Infantil da Rede Municipal de Pato Branco participarão, neste sábado, dia 08, de uma formação completa voltada ao atendimento emergencial e a primeiros socorros de crianças que estão nos primeiros meses de vida, até os cinco anos de idade. A iniciativa do Município, por meio da Secretaria de Saúde e Secretaria de Educação e Cultura, em parceria com o Samu 192, convidou também escolas da rede particular para participar da formação, que acontecerá no Teatro Naura Rigon, das 09h às 11h.

Esta não será a primeira vez que a Rede Municipal de Educação de Pato Branco recebe formação continuada voltada a primeiros socorros. Desde 2013, duas formações foram ofertadas neste sentido, para todos que trabalham na Educação Infantil do Município, ministradas pelo Corpo de Bombeiros. Agora, a capacitação reunirá a rede de atendimento emergencial do Samu 192 e da Secretaria Municipal de Saúde.

A secretária municipal de Educação e Cultura, Heloí Aparecida De Carli, reforça a importância de promover a capacitação para todos os profissionais que atuam na Educação Infantil. “Vamos reunir professoras, zeladoras, merendeiras, pessoal de apoio, enfim, todos os profissionais que trabalham nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs). Isso é fundamental, pois diante de uma situação de emergência, qualquer pessoa que atue no educandário deve saber como intervir”, ressalta.

No primeiro momento da formação deste sábado (08), serão repassadas informações sobre a atenção primária e o atendimento prestado nas unidades de saúde de Pato Branco. Na sequência, a estrutura e funcionamento da UPA 24 horas serão apresentadas, seguidas pelo fluxo de ação e manobras de primeiros socorros, com ações práticas elucidadas pelo grupo técnico do Samu e pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde.

“Será uma ação completa, onde serão demonstrados procedimentos práticos e repassadas informações de extrema relevância para que, no momento da emergência, os profissionais saibam quais são os primeiros passos e para qual órgão devem ligar, pois nessas situações, um minuto faz toda a diferença”, reforça Heloí. De acordo com a secretária, a formação terá sequência e, num segundo momento, atuarão os profissionais do Corpo de Bombeiros.

Fonte: Departamento de Comunicação Social do Município de Pato Branco

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA